A óptica de uma maneira que você nunca viu.

Espelhos Planos

Posted by : Luiz Felipe Nogueira

Espelho plano é toda a superfície perfeitamente lisa e plana onde a reflexão da luz acontece de forma regular.

Ponto Objeto: Definimos ponto objeto como vértice do feixe de luz incidente num sistema óptico, a intersecção dos raios de luz que incidem nesse sistema. Considerando o tipo de feixe incidente, o ponto objeto classifica-se em real, virtual ou impróprio.

Ponto Imagem: Definimos ponto imagem como o ponto de intersecção dos raios de luz emergentes do sistema óptico. Considerando o tipo de feixe emergente, segue a mesma classificação de real, virtual ou impróprio.

Construção de imagem no espelho plano: O objeto e sua imagem conjugada pelo espelho plano são simétricos em relação a este; isso significa que a imagem terá as mesmas dimensões que o objeto e se encontrará a uma mesma distância "atrás" ou dentro do espelho em relação ao objeto. Por convenção, costuma-se desenhar os raios auxiliares "atrás" do espelho sempre pontilhado, para não serem confundidos com os raios de luz efetivos.
Na óptica geométrica, costumamos caracterizar a imagem segundo sua natureza (real ou virtual), sua orientação (direita ou invertida) e seu tamanho em relação ao objeto (maior, menor ou igual). 

Imagem de um objeto pontual: Na figura os pontos A e A' pertencem à reta perpendicular ao plano do espelho, sendo X a distancia de A ao plano do espelho.
Note que em qualquer ponto de incidência sobre o espelho verifica-se a lei da reflexão, que diz que o angulo de incidência é igual ao de reflexão.

Imagem de um objeto extenso: Um objeto de dimensões consideráveis pode ser tratado como um conjunto de pontos, e a construção geométrica de sua imagem obedece ao mesmo procedimento utilizado com o objeto pontual. Como o objeto extenso e sua imagem são simétricos em relação ao espelho plano, a altura da imagem é igual à altura do objeto: AE = A'E".
Quando olhamos para um espelho plano, notamos que a nossa imagem aparece com orientação um pouco diferente. A imagem da mão esquerda colocada diante do espelho plano é a mão direita. Essa característica das imagens dos espelhos planos recebe o nome de enantiomorfismo, que é uma simetria de dois objetos que não se sobrepõem.
quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

0 comentários:

Copyright © 2012 O Estudo da Óptica | O Estudo da Óptica Theme | Designed by Johanes DJ