Curiosidades
Você sabe o que é um periscópio?
O piroscópio é um instrumento essencial para os submarinos, pois através dele os tripulantes do submarino visualizavam a superfície da água.
Esse instrumento foi a principio utilizado nas guerras, para observar os movimentos dos inimigos.
O piroscópio é um instrumento essencial para os submarinos, pois através dele os tripulantes do submarino visualizavam a superfície da água.
Esse instrumento foi a principio utilizado nas guerras, para observar os movimentos dos inimigos.
E você sabe como funciona um periscópio?
O funcionamento do periscópio, independentemente da maior ou menor sofisticação tecnológica com a qual foi construído, está ligado ao fenômeno da reflexão dos raios luminosos pelos espelhos planos. Na construção de um periscópio,
são utilizados dois espelhos planos e paralelos. Os raios luminosos provenientes do objeto incidem no espelho colocado na parte superior,são refletidos e atingem o espelho colocado na parte inferior, onde são novamente refletidos na direção de um visor. Como fazer um periscópio?
Curiosidades - Experimento
A luz que faz curva na água
Curiosidades
Você sabe como ocorre o Eclipse Solar?
O eclipse ocorre quando a Lua (na fase Nova) se posiciona entre o Sol e a Terra, projetando uma sombra e/ou penumbra sobre a superficie terrestre, tais eclipses podem ser totais ou parciais.Considerando que a lua proteja sobre a superfície terrestre tanto seu cone de sombra (umbra) como sua zona de penumbra, é possível ver o eclipse solar de duas maneiras:
É chamado de eclipse solar total quando o observador está em uma região da superfície da Terra onde a umbra se proteja.
Quando o sol é visto de tal forma que fica parcialmente "encoberto" pelo disco lunar, temos a ocorrência do eclipse solar parcial. Nesse caso, o eclipse será visto na região da superfície terrestre onde a penumbra se proteja.
Um fenômeno interessante - relativo ao eclipse parcial do Sol - ocorre quando a Lua está próxima do seu apogeu (posição em que ela está mais afastada da Terra).
Nesse caso, o observador vê o disco lunas com um diâmetro pouco menor do que o solar, o que possibilita a visão de um anel luminoso ao redor da Lua, formando o que denominamos eclipse anelar ou anular.
Duração do eclipse solar
Durante o eclipse solar, a umbra que se projeta na superfície terrestre tem aproximadamente 200 km de extensão. Devido ao movimento de rotação da Terra e o movimente de translação da Lua, a sombra se desloca pela superfície terrestre, para leste, com velocidade aproximadamente de 34 km/min. Assim, a duração máxima da totalidade de um eclipse solar é cerca de sete a oito minutos. Se considerarmos o evento completo com as fazes de parcialidade, a duração do fenômeno se aproxima de 4 horas.
Em condições favoráveis do clima, um eclipse solar total é visível em uma estreita faixa sobre a superfície terrestre, denominada caminho do eclipse. Em cada lado do caminho, a penumbra projeta sobre a superfície terrestre da Terra uma região - de aproximadamente 3 000 km - onde é visível o eclipse parcial do Sol.
0 comentários: